Conheça um pouco desse Bairro que teve um grande desenvolvimento.
O Parque São Lucas não teve um grande povoamento até meados do século XX, se comparados com o município de São Caetano do Sul e o distrito deVila Prudente, pois suas terras alagadiças não eram muito propícias para a moradia e agricultura. A partir da Década de 1930, houve uma reversão dessas inundações com a canalização de um rio que hoje está localizado abaixo da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, e com a intensa imigração e migração para São Paulo, a região do Parque São Lucas passou a ser um bairro dormitório recebendo uma população oriunda principalmente do sul de Minas Gerais e do interior do Estado de São Paulo que vieram para a capital para trabalhar nas indústrias da Família Matarazzona várzea do Rio Tamanduateí, (Mooca, Vila Prudente, Ipiranga e a região do ABC Paulista).
Antes disso, as terras pouco exploradas do São Lucas pertencias aos irmãos Antônio, Luís e Domingo de Luccas. São Lucas, o santo padroeiro de sua família, veio a dar nome a essas terras.
O alemão Francisco Fett chegou ao Brasil depois da Segunda Guerra Mundial e, com o capital que havia reservado, comprou terras na região do Parque São Lucas. Começou assim o loteamento das terras.
O padre italiano Aldo Giuseppe Maschi (1920-1999) chegou ao Parque São Lucas por acaso, já que fora enviado em missão para outra região de São Paulo, mas se encantou com a população local e decidiu ficar no bairro, onde existia uma pequena capela (Capela de Santo
Antônio). O Padre Aldo construiu no lugar dessa capela uma grande paróquia (Paróquia São Filipe Neri) em homenagem a São Filipe Neri, fundador da Congregação do Oratório.
Fundou, então, junto à paróquia, o Oratório de São Filipe Neri do Parque São Lucas. Esta
congregação hoje é composta de 4 padres, 3 irmãos, 2 noviços e 2 postulantes, como também ampliou sua fundação trazendo para o bairro um convento feminino, as Irmãs
Auxiliadoras do Oratório, que já possui 6 irmãs. Estas irmãs mantém uma padaria que ajuda no sustento das vocações oratorianas. O distrito de São Lucas tem uma forte predominância de imigrantes Italianos e Judeus que se instalaram na região.
Todos os anos, a paróquia São Filipe Néri realiza durante os finais de semana de Maio a tradicional festa em homenagem a São Filipe Néri. Em janeiro comemora-se o aniversário do Parque São Lucas.
O dia de São Lucas é comemorado em 20 de janeiro, de acordo com a lei municipal 14.485, de 19 de julho de 2007. Anteriormente, o Dia do Parque São Lucas era comemorado em 16 de maio, de acordo com a lei municipal 11.758/1995, mas essa lei foi revogada.
O Parque São Lucas é muito procurado pelos moradores de bairros vizinhos, tais como Vila Prudente , Vila Alpina, Vila Zelina e Jardim Avelino, por possuir um famoso centro comercial nos arredores da Avenida São Lucas e da Avenida do Oratório, com uma diversidade de lojas, escritórios e empresas, atendendo a diversos bairros da cidade. A administração pública regional fica a cargo da Subprefeitura da Vila Prudente.
Acesso
Sua área se dá em torno das vias: Avenida do Oratório, Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Avenida Costa Barros.
O bairro será atendido pela futura Estação Oratório e pela futura Estação São Lucas da expansão da Linha 2 Verde do Metrô via monotrilho, que está em construção e ligará a estação do Metrô de Vila Prudente ao bairro Cidade Tiradentes, por via elevada, devendo estar em completa operação até o fim de 2016.1
O terreno de 180 mil m² localizado na Avenida do Oratório, onde existia uma fábrica da empresa Coats Corrente (Linhas Corrente), foi desapropriado pela Prefeitura de São Paulo, que destinou 90 mil m² para a construção do pátio de manobras para o monotrilho da extensão da Linha 2 - Verde do Metrô e 85 mil m² para a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, que implantará o